Atraves da terapia ocupacional auxiliamos na melhoria da funcionalidade diária, ajudando a desenvolver habilidades para realizar atividades cotidianas com independência.
Quando procurar ajuda de um TO?
Quando a criança apresentar dificuldades ou alterações nos seguintes aspectos:
​
Motricidade Grossa e Lateralidade:
-
Falta de coordenação motora, de equilíbrio, coordenação motora bilateral, confunde movimentos de direita e esquerda e movimentos seqüenciados, dificuldade nas habilidades manuais como alcance, preensão, força, manipulação de objetos.
​​
Motricidade Fina:
-
Preensões de lápis, talheres, força reduzida na escrita, dificuldades em fazer desenhos, traçados, movimentos como abotoar, fechar o zíper, dominância manual indefinida, entre outros.
​​
Brincar:
-
Exploração inadequada dos brinquedos, necessidade de orientação continua de adultos para brincar, dificuldades de encaixar, empilhar, montar/desmontar.
​​
Comportamento Sensorial:
-
Reação hiposensível ou hipersensível a sons, toques, movimentos, texturas, busca constante de movimentos e dificuldade em lidar com mudanças.
​​
Dificuldade de Aprendizagem:
-
Apresenta dificuldade de se concentrar, de seguir instruções e completar um trabalho, se distrai facilmente e demonstra hiperatividade, baixo limiar de atenção e energia.
​​
Treino de Atividades Básicas de Vida Diária:
-
Dependente para alimentação, higiene, banho, vestuário. Adaptações para uso de cadeira de rodas, cadeira de banho e mobiliário de posicionamento. Avaliação para uso de órtese para os membros superiores. Avaliação e indicação de adaptações para realizar AVD’s, atividades escolares e para brincar.

